5/10/2011

[TRAD/JWEB] Relato de ensaio do butai do Shige

"Rokugatsu no bitaa orenji"
Relato dos ensaios

Johnny's web foi perturbar o hall de treinamento do butai onde estrelam Kato e Joshima, logo no começo. Contaremos a vocês sobre os ensaios e as impressões dos 2 personagens principais.

★ História★

É uma comédia humana cheia de gentilezas humanas sobre uma família, 2 irmãos criados por um médico particular.

O irmão mais velho Naoki (Joshima) é um rapaz inútil enquanto o mais novo, Tatsuya (Kato) é uma garoto talentoso. Depois de uma grande briga com seu pai porque ele não era capaz de encontrar um trabalho, o irmão mais velho é renegado, na mesma época que o irmão mais novo sai de casa para ir para uma faculdade próxima. A família desaba.

Depois de muitos anos, Tatsuya, que já se formou, recebe uma ligação que pede para que ele volte para a casa, ali ele encontra seu irmão, seu pai e uma jovem mulher. Ela quer se casar com seu pai para herdar a herança!? Quem receberá no final? Essa é a história.

★ Relato/relatório ★

Foi o 2º dia do ensaio.
Imediatamente trocou para as roupas de treinamento, Joshima e Kato se cumprimentaram e cumprimentaram todos os staff sorrindo: "Bom dia! É um prazer trabalhar com vocês!".

Kato, que estava tirando um cochilo durante o intervalo, fez uns alongamentos e exercícios de pronúncia.

Foi o primeiro dia para o Joshima, então ele olhava para o hall/salão onde tinha alguns móveis para a casa e disse: "Parece como um set!". Então ele foi se assegurar das posições e os pontos onde ele teria que se mover no palco.

O ensaio começa!
O ensaio daquele dia era partir as cenas do começo aos 2 lugares do primeiro ato, dai eles começaram a firmar a posição de pé e as falas, os gestos dos personagens, suas expressões e seus sentimentos.

Kato tem um papel de coadjuvante, mas indispensável na história, então ele falou muito com o diretor G2 sobre as partes que o preocupavam, como: "Os monólogos serão mais solilóquios então...".

Joshima estava fazendo anotações no seu roteiro mesmo durante os intervalos, ele também tentou tocar um pouco de guitarra que é preciso para a próxima cena.

Na cena que ele toca guitarra, Joshima improvisou uma canção de desculpa/perdão (!?) pelo o que aconteceu na cena anterior, com um "Desculpe-me, estou muito muito arrependido~♪", o hall inteiro caiu na gargalhada.

O hall de treinamento dessa comédia humana tinha imediatamente uma atmosfera harmônica.

Depois dos ensaios, teve uma reunião para tirar as medidas para as roupas, também vimos Joshima ensinando o Kato a tocar guitarra. Joshima disse-lhe: "Consegue fazer isso?" e o deixou ouvir uma peça maravilhosa, Kato hesitou: "Espere! Isso é impossível!!". Eles já pareciam um casal de irmãos tranquilos.

Depois dos ensaios, perguntamos muitas coisas para os 2, sobre seus entusiasmos, a construção dos personagens, etc.

★ Entrevista do Shige ★


Minha primeira impressão quando li o roteiro foi "Isso é realmente interessante". Mas quando li novamente pensando que eu devia fazer aquele papel, pensei "Isto talvez seja difícil/duro". Tipo, não é difícil, só eu posso escolher isso.

No meu butai anterior "Seminar" tive um papel de um personagem brilhante também, mas dessa vez é completamente diferente. Serei Tatsuya, o filho bom, talentoso com um irmão 15 anos mais velho.

No começo, pode parecer uma comédia, mas não é assim. É um trabalho que dá para rir exatamente porque não é uma comédia fácil.

Um drama humano pode ter uma parte de fantasia, mas o principal dessa é que é algo que pode acontecer na casa do seu vizinho. Pessoalmente, queria mostrar isso.

"Seminar" foi filmado num mundo bem distante do dia a dia, não foi um butai fácil para os espectadores. Pelo contrário, "Rokugatsu no bitaa orenji" é um butai fácil de assistir por causa disso "pode acontecer com qualquer um".

Sobre atuar nele, é difícil justamente porque é como no dia a dia...tenho medo que se eu fizer só um errinho será muito evidente.

A grande diferença dessa vez é que estou trabalhando com um Senpai e tem a equipe de trabalho, farei meu melhor para que tudo corra suavemente.

Meu personagem Tatsuya é o irmão mais novo, mas na verdade eu sou filho único. Antes do começo dos ensaios os meus amigos me perguntaram "ser um irmão mais novo", meus companheiros, Koyama e Massu, são os irmãos mais novos também, então eu coletei muitas impressões, sensações e pontos em comum de irmãos mais novos.

Também pensei que pelo menos uma vez eu poderia apreciar ter um irmão, mais do que apenas interpretar um papel (risos).

De qualquer modo, o ponto principal não é esse. Ir no palco a atuar como um irmão mais novo normal não é tudo, é o que sinto.
Porque enquanto a história progride, o grau de ser um irmão mais novo muda.

Claro que o personagem principal é assim, mas às vezes Tatsuya se sente o oposto, às vezes ele mostra pensamentos que ele nem imaginava ter...depende das cenas.

De certa forma, ele alcança seus limites...posso entender o sentimento do Tatsuya que dói em certo ponto, de alguma maneira (risos). O primeiro dia de ensaios me acalmou muito.

Além disso, Tatsuya tem muitos monólogos, tenho que fazer meu melhor aqui também. Monólogos são cenas muito importantes...sentimentos não são tudo, é essencial ter habilidades também.

Falei sobre essas coisas com o diretor G2, tenho que realçar a diferença entre o roteiro e os monólogos objetivamente...como uma peça entre uma peça, com um bom tempo. quanto mais eu puder fazer isso, mais me tornarei bom, trabalho interessante.

Procurando nas memórias, ligando emoções ou divindo-as...um butai conecta tudo isso, essa é a parte interessante. Trabalhando em um novamente, estou sentindo mais uma vez a grandeza do teatro e interpretar um papel. o roteiro é muito interessante, mas a primeira vez que li, não imaginei claramente. Fazendo os ensaios, finalmente entendi.

Acho que meu personagem é similar a mim. Por outro lado, sinto a dificuldade de fazer um papel de alguém que não é você. Você não tem que pensar "Eu faria isso?", mas você tem que pensar como Tatsuya, como outro homem, "Talvez ele faria assim?".

Claro que tudo passa pelo meu filtro, as coisas que imagino, as coisas que vivencio, as coisas que simulo...Imaginando tudo isso, tudo vai para minhas experiências do passado, é onde meu "eu" permanece.

Sou eu quem se aproxima do personagem e desenterro ele, mas G2 também me dá dicas, ele falou comigo para que pudéssemos decidir juntos.

Por exemplo, os movimentos de palco estão concluídos, mas meus movimentos pessoais não.

Me dizem frequentemente: "Mova-se como se estivesse em pânico", apenas quando tento fazê-lo tudo se conecta.

Quando eu disse no começo: "Preciso pensar e decidir tudo", ele me disse: "Não é necessário, tudo bem se você se mover como quiser a cada momento".

Honestamente, não sou bem na improvisação (risos). Mas se eu seguir o sentimento certo, os movimentos estarão certos também.

Não tenho problemas com minhas falas, mas o mais importante em atuar é ler as cenas com antecedência pensando.

Cada fala tem seu motivo...os monólogos, as falas, mesmo as palavras mais casuais tem um significado, agora estou tentando fazer esses significados adquirirem forma.

Todos os dias preciso estar focado...quando os ensaios acabarem, com certeza cairei no sono (risos).

Acho que monólogos são realmente difíceis, mas preciso olhar adiante (risos). No primeiro dia eu estava perplexo...estava estressado, mas agora entendo a razão.

A beleza de atuar, trabalhando no palco é maior do que a diversão simples do roteiro, isso é o que entedno. Agora, estou vivenciando essa beleza.

Quero transmitir tudo isso, quero que esse butai seja um onde as pessoas saiam dizendo "Foi bom!". Farei meu melhor todos os dias!


créditos inglês: spilledmilk25@lj e a daelite@lj por ter mandado a jweb para ela

tradução PT: Nara

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